quinta-feira, 25 de julho de 2013

RESULTADO DA REUNIÃO DA CONTEC E BRADESCO REUNIDOS DIA 18 DE JULHO



Silvia Eduara, Gladir Basso, Valdir Lemes e Heloisa Errera, mesa que conduziu a reunião

Aconteceu no último dia 18 de julho em São Paulo reunião entre o Movimento Sindical e o Banco Bradesco. Representando o banco estavam presentes a Sra. Sílvia Eduara Cavalheiro - RH Relações Sindicais, Sra. Heloisa dos Santos Errera Aires – Gerente Serviço Social e o Sr. Valdir Andrade Lemes de Siqueira- Gerente Depto de Segurança Saúde Ocupacional.

A mesa de negociações foi coordenada pelo Presidente da Federação dos Bancários do Paraná e Diretor de Assuntos Legislativos da CONTEC, Sr. Gladir Antonio Basso que na oportunidade representou também o Presidente da CONTEC - Sr. Lourenço Ferreira do Prado, acompanhado dos Dirigentes Sindicais, pelo SEEB Maringá, José Carlos Leopoldino, pelo SEEB Ponta Grossa Milton Souta, pelo INTEC-TO Erizete Maria da Silva, representando o SEEB Tupã-SP João Luiz Paveloski, pelo SEEB-GO Sergio Luiz da Costa, pela FENESPIC Serafim Gianocaro, pelo SEEB-AM Ana Maria Milério de Souza e João Waldir Lobo da Silva, pelo SEEB São José dos Campos-SP Marcus Vinicius Palmeira, Luiz Roberto de Freitas e Rosangela Ap. Alves de Oliveira, Nilson Antônio dos Santos pelo SEEB-Franca-SP, CONTEC (Delegacia SP) Denialdo de Carvalho e SEEB Araçatuba-SP, José Antonio Zanela.

 

Foram debatidos vários temas dentre os quais:

Reabilitação Profissional - Faz parte da convenção coletiva, cláusula 45º e será aplicada desde que haja interesse entre as partes, nos moldes a ser discutidos e pactuados.

Existe um temor por parte dos sindicatos em demitir o funcionário que volta de uma reabilitação. O sindicato poderá acompanhar o bancário na readaptação / reabilitação em conjunto com o serviço social, que irá conduzi-lo a um serviço multidisciplinar de profissionais.

Os Sindicatos reivindicam estabilidade no emprego ao empregado submetido a reabilitação profissional de 12 meses após o tempo o acompanhamento.

A readaptação profissional esta ligada no serviço social do Bradesco onde vai envolver o gestor da agência no processo, caso haja qualquer desvio de conduta, o sindicato deverá denunciar ao Banco.

O Bradesco vai investir na reabilitação / readaptação indicada pelo médico para a mudança das atividades de trabalho compatível com a patologia clinica do empregado.

A orientação do Bradesco no setor de segurança e saúde é que o médico que faz o exame ocupacional tem a obrigação de fazer um exame completo, conforme a cartilha do Banco. Os empregados poderão denunciar os procedimentos inadequados dos médicos no exame periódico.

o Sr. Valdir Andrade Lemes de Siqueira, questionado pelos dirigentes sobre o número de funcionários afastados em processo de reabilitação, informou que são aproximadamente 2600 afastados dos quais mais ou menos 680 por acidente de trabalho.

Os dirigentes sindicais cobraram para que o Banco Bradesco, quanto aos exames periódicos, os mesmos devam ser feitos com maior detalhamento a fim de aferir um diagnóstico mais aprofundado de todos os funcionários de tal forma que esses exames sejam também importantes para todos os empregados.

 

Assistência médica e odontológica

A Sra Eduara sugeriu fazer reuniões, mas dividir os dirigentes por região ou federação para melhor aproveitamento, a exemplo do que já acontece com a Federação dos Bancários do Paraná e seus Sindicatos Filiados. Serão reuniões periódicas para tratar dos problemas do seguro/saúde/dental. Elaborar um levantamento para um plano de trabalho que consista em credenciar médicos em todas as especialidades, credenciar mais hospitais, clínicas e laboratórios de tal forma que os funcionários e seus dependentes possam ter um atendimento de qualidade do Saúde Bradesco e Saúde Dental em cada área de abrangência. Haverá uma primeira reunião de apresentação com a presença de dois superintendentes para prestar esclarecimentos. O tempo plausível para a próxima reunião para saber o parecer será de três meses.

 

Ainda demandarão resposta futura os seguintes temas:

Vale Cultura - Trata-se de um tema ainda novo para todos. Foi reivindicado pelo Movimento Sindical 50% do piso da categoria. Por não estar este tema regulamentado por lei, ficou definido que será incluído na próxima pauta da reunião.

Promoção sem remuneração - Foi abordado que há muitos empregados a nível nacional que foram “promovidos” ou transferidos porém continuam recebendo o mesmo salário sem qualquer alteração salarial por até um ano. Em decorrência desse atraso na promoção, o Movimento Sindical pediu agilidade na regularização dos pagamentos bem como meses remanescentes pois o bancário não pode ser penalizado. O Banco se comprometeu em agilizar essa questão.

 

Sindicalizações

O Banco se comprometeu a facilitar a campanha de sindicalização conversando com os gestores de agências se for necessário. O Banco assumiu o compromisso de enviar uma relação de empregados atualizada para os sindicatos que tiverem interesse.

Seguro de Vida em Grupo e Seguro de Acidentes Pessoais

O Movimento Sindical cobrou também explicações sobre o Seguro de Vida em Grupo e Seguro de Acidentes Pessoais quanto as coberturas e o Banco se comprometeu em providenciar respostas na próxima reunião.

 

Atendimento nas Casas Bahia

O Movimento Sindical denunciou a prática, em algumas agências, de direcionar aposentados e demais clientes ao atendimento realizado nas Casas Bahia, o Banco respondeu que vai analisar e responder igualmente na próxima reunião.

Previdência Privada - Sobre a Previdência Privada o Movimento Sindical ficou de encaminhar ao Banco alguns questionamentos e dúvidas os quais após recebidos serão analisados e respondidos pelo Banco.

 

 

 

Diretoria Executiva da CONTEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário