Federação participa da entrega da minuta de reivindicações ao Bradesco. Emprego é a principal prioridade
Na tarde da última quinta-feira (09), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) participou da entrega da minuta de reivindicações específica dos trabalhadores do Bradesco para a Campanha Salarial dos Bancários 2016/2017, na sede do banco, no bairro Cidade de Deus, em Osasco.
De acordo com Lourival Rodrigues, representante da Federação na COE Bradesco, a palavra que dominou as discussões foi: emprego. Preocupados com a situação dos funcionários com a concretização da venda dos ativos do HSBC Brasil, aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), na última quarta-feira (08), os representantes dos trabalhadores exigiram explicações sobre o número de demissões que vem ocorrendo e cobraram garantias de manutenção do emprego.
Em um ano, o Bradesco eliminou 3.581 postos de trabalho, no período de março de 2015 a março de 2016. Entre dezembro de 2015 a março deste ano, 1.466 vagas de trabalho já foram extintas.
A diretoria do banco, por sua vez, alegou que as demissões ocorridas não foram por reestruturação ou em função da aquisição do HSBC, mas por desempenho e garantiu que a compra do banco inglês não acarretará novas demissões.
Outros temas prioritários da minuta entregue ontem foram: Fim do assédio moral e das metas abusivas, Implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salario – PCCS, Remuneração Total, Auxílio Educacional, Melhorias no Plano de Saúde, Garantia dos direitos dos funcionários lesionados, que tenham passado por sequestro, afastados do trabalho, e ou quando do seu retorno e construção de programa de retorno ao trabalho,
Parcelamento do desconto do adiantamento do salário de férias, Incentivo a diversidade cultural: Vale cultura, Investimento na segurança dos bancários e clientes, Plano de previdência complementar, entre outros.
“Cobramos ainda do banco mais clareza e transparência nas negociações, pois não dá para ficarmos levando demandas e eles não apresentarem resposta. Sobre emprego, o banco reforçou que as demissões não foram por reestruturação ou pela aquisição do HSBC e sim por desempenho ou performance, mas os números de demitidos mostram outra realidade”, declarou Rodrigues.
Próxima reunião
Nova rodada de reunião foi agendada para o próximo dia 22/06 para discutir os 27 pontos da minuta entregue ao Bradesco e também a questão das demissões, na qual o banco ficou de apresentar dados. Também a COE Bradesco irá convocar Dia Nacional de Luta em defesa do emprego, com data ainda a definir.
Confira abaixo, os 27 temas da pauta de reivindicações:
1) Emprego
2) Fim do assédio moral e das metas abusivas
3) Implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salario - PCCS
4) Remuneração Total
5) Auxílio Educacional
6) Melhorias no Plano de Saúde
7) Garantia dos direitos dos funcionários lesionados, que tenham passado por sequestro, afastados do trabalho, e ou quando do seu retorno e construção de programa de retorno ao trabalho
8) Parcelamento do desconto do adiantamento do salário de férias
9) Incentivo a diversidade cultural: Vale cultura
10) Investir na segurança dos bancários e clientes
11) Plano de previdência complementar
12) Programa Treinet no horário de trabalho e sem pressão
13) Igualdade de oportunidade
14) Livre acesso do dirigente sindical aos locais de trabalho
15) Respeito ao direito de greve
16) Reembolso de gastos extraordinários atividade de trabalho
17) Licença paternidade de 20 dias
18) Licença adoção
19) Estabilidades provisórias de emprego decorrente de adoção
20) Licença para acompanhar pessoas enferma da família - LAPEF
21) Auxílio filhos com deficiência
22) Abono de ausências aos empregados com deficiência
23) Tempo de serviço - reconhecimento
24) Respeitar direito de identidade visual e cultural
25) Vale Refeição e Vale Alimentação
26) Liberação da gravata em Agências, Departamentos e Call Center
27) Taxa de crédito
Com informações da Contraf-CUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário