quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Caixa recua e retira proposta sobre critérios da promoção por mérito

  



Crédito: Feane
FeaneDecisão foi tomada na terceira reunião da comissão paritária do PCS

Os empregados da Caixa Econômica Federal obtiveram um importante avanço na discussão dos critérios da promoção por mérito para o ano-base de 2015. A empresa concordou em retirar da proposta de sistemática, que havia apresentado anteriormente, o AV Caixa, um instrumento de medição de resultados, como critério de pontuação para as promoções.

A decisão foi tomada na terceira reunião da comissão paritária do PCS, criada para debater e formular propostas de regras para promoções, ocorrida nesta terça-feira (24), em Brasília (DF), após nova pressão dos representantes dos trabalhadores, que se recusavam a dar continuidade ao debate caso o banco não recuasse.

"Esse é um avanço importante, porque não aceitaríamos de forma alguma o atrelamento da promoção por mérito ao cumprimento de metas", enfatizou Genésio Cardoso, integrante da comissão paritária.

Desde a primeiro encontro neste ano, ocorrido em 28 de janeiro, que o banco defendia a mudança na metodologia da promoção por merecimento com o objetivo de vincular a avaliação dos empregados ao cumprimento de metas. A Caixa propôs a substituição do critério Avaliação de Múltiplas Fontes pelo AV Caixa.

Os representantes dos trabalhadores deixaram claro, na reunião desta terça-feira, que também não abrem mão da manutenção da Avaliação por Múltiplas Fontes. A Caixa insiste em retirar esse parâmetro, alegando que o objetivo é simplificar o processo. Para os empregados o motivo é outro: reduzir o número de funcionários aptos a receber a promoção por merecimento.

"A avaliação por múltiplas fontes, defendida pelos empregados, faz o trabalhador participar ativamente. É mais democrático, porque todas as análises possuem o mesmo peso. Os empregados avaliam a si próprios, aos colegas e aos gestores. Ao mesmo tempo são avaliados por eles. Em nenhum outro momento o empregado tem essa oportunidade", explica Leonardo Quadros, representante da Fetec/SP.

A Caixa ficou de analisar a questão e uma nova reunião foi agendada para o dia 17 de março, às 16h, em Brasília, para dar continuidade à discussão.

Composição

Na reunião desta terça-feira, foi oficializada a substituição do representante do Sindicato dos Bancários do Ceará na comissão paritária. Jefferson Tramontini ficou no lugar de Elvira Ribeiro Madeira. Integram ainda este fórum: Genésio Cardoso (Fetec/PR), Leonardo dos Santos Quadros (Fetec/SP), Marcelo Lopes de Lima (Feeb/SP-MS), Vanessa Sobreira Pereira (Sindicato dos Bancários de Brasília) e Wandeir Souza Severo (Fetec/Centro-Norte). 

Fonte: Fenae

Nenhum comentário:

Postar um comentário