quinta-feira, 19 de setembro de 2013



Comunicado do Comitê Gestor aos participantes do Plano II do Banesprev


Na assembleia de prestação de contas do Banesprev, realizada em 6/4/2013, dentre as várias deliberações relacionadas ao Plano II, foi aprovada a realização de estudo atuarial de segunda opinião sobre as contas do ano de 2012 e ainda, um estudo de cenários futuros. O objetivo é obter uma radiografia do plano, que também irá colaborar para melhor planejamento dos participantes e dirigentes. O Comitê Gestor ficou encarregado de elaborar as premissas e hipóteses que seriam utilizadas para embasar o mesmo.

Em 26/4/2013 a entidade, junto com o Comitê Gestor do Plano II, deu início a execução das deliberações da Assembleia. Na oportunidade, três empresas com longa experiência no sistema de previdência complementar mundial ouviram os membros do colegiado sobre essa demanda específica para posterior elaboração de propostas financeiras, que culminou com a escolha da consultoria Ernst & Young Terco.

Este estudo atrasou devido a problemas burocráticos da empresa no exterior. No entanto, na última reunião do Comitê Gestor, o responsável da consultoria informou que ele estará concluído até o final deste mês (setembro/2013).

Para esclarecer melhor a situação atual dos déficits já contratados e mostrar a realidade futura do plano - que promete se agravar nos próximos anos, devido a novas legislações e alterações de premissas que deverão impactar negativamente os próximos resultados - tínhamos a intenção de fazer um grande encontro nacional, no mês de agosto/2013, cumprindo deliberação da mesma assembleia, mas o atraso citado nos impossibilitou a realização do evento.

Mesmo assim, a ideia é marcar esse encontro nacional dos participantes do Plano II para debate dos dados e o futuro do plano tão logo tenhamos o resultado do estudo.

Em paralelo estamos fazendo esforços junto a Anapar (Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão), que possui cadeira no Conselho de Gestão da Previdência Complementar, para que haja mudanças na legislação que trata de equacionamento de déficits, evitando mais perdas de benefícios e ainda aguardando posicionamento de nossa demanda judicial que cobra o Serviço Passado.

Continue acompanhando as notícias no site: www.afubesp.org.br

Walter Oliveira - Camilo Fernandes - Vera Marchioni
Representantes eleitos do Comitê Gestor do Plano II


Fonte: Afubesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário