REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
05-09-2016
Nesta segunda-feira (05/09) aconteceu a terceira reunião de negociação com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL nesta Campanha Salarial 2016, no Hotel San Marco, em Brasília. A maioria das reivindicações dos trabalhadores foi rejeitada. O banco apenas reforçou, que seguirá a proposta FENABAN de reajuste de 6,5%, mais abono de R$ 3.000,00 e PLR nos moldes dos anos anteriores. A reunião contou com a participação de representantes de sindicatos, CONTEC e federações; foi coordenada pela CONTEC, por Rumiko Tanaka (diretora de Finanças) e pela CAIXA, Sebastião Martins Andrade, representado na ocasião pela diretora Maria Emília Pereira.
Os negociadores da CAIXA afirmaram o interesse em renovar algumas Cláusulas do último Acordo Coletivo. A Comissão CONTEC ressaltou que apenas com os valores arrecadados com as tarifas, a CAIXA pode arcar com duas folhas de pagamento de pessoal. Para os bancários, a oferta de 6,5% de reajuste é inadmissível, porque o valor sequer compensa a inflação do período, que foi registrada em 9,57%. Só no segundo trimestre de 2016, o lucro da CAIXA registrou R$ 1,6 bilhão.
Durante a reunião, a comissão CONTEC reforçou o pedido de inserir a cláusula voltada à reivindicação específica dos transsexuais no novo Acordo Coletivo de Trabalho. A CAIXA ficou de estudar o pleito e responder posteriormente.
A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC recomenda ampla divulgação entre os bancários da CAIXA da proposta ofertada. Nesta noite de segunda-feira, várias entidades realizam assembleias para organizarem e deliberaram a GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO a partir da 00h desta terça-feira (06/09). A união da categoria neste momento é fundamental para pressionar os patrões a apresentar uma contraproposta melhorada.
Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário