Pelo segundo trimestre consecutivo, Santander lidera
reclamações ao BC
Banco espanhol foi o “campeão” em queixas de clientes no
terceiro e quarto trimestres de 2017
- Redação Spbancarios
- Publicado em 15/01/2018 15:41 /
Atualizado em 15/01/2018 17:50
Foto: Mauricio Moraes
São Paulo – A lucratividade de um banco está longe de
ter correlação direta com a satisfação dos seus clientes. É o que prova o caso
do Santander, que tem no Brasil a maior fonte de lucro em todo o mundo, mas
liderou o ranking de reclamações de clientes ao Banco Central no terceiro e
quarto trimestres de 2017 entre as instituições com mais de quatro milhões
de clientes.
No quarto trimestre do ano passado, o banco espanhol
registrou índice de reclamações 42,87, seguido pela Caixa (33,24) e Bradesco
(25,63). Em quarto está o Banrisul (25,06) e em quinto aparece o Banco do
Brasil (24,50).
As reclamações mais frequentes de clientes do Santander
foram: irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança,
sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponíveis em internet banking
(588); oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de
forma inadequada (207); e irregularidades relativas à integridade,
confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços
relacionados a cartões de crédito (191).
“A incomoda liderança do ranking de reclamações do BC
demonstra que no Santander – banco que teve lucro líquido superior a R$
7 bilhões nos primeiros nove meses do ano passado – se pratica uma gestão
do midiático Sergio Rial, voltada somente para esse resultado. Desrespeita-se
os funcionários, que garantem resultados cada vez mais expressivos, cortando
direitos de forma unilateral, o que se agravou após a entrada em vigor da
reforma trabalhista. E também desrespeita-se os clientes, que têm
atendimento e serviços cada vez mais precarizados, tudo em nome de lucros cada
vez maiores. A responsabilidade por tamanha insatisfação é exclusiva da direção
do banco e sua ganância sem limites”, enfatiza a diretora executiva do
Sindicato e bancária do Santander, Maria Rosani.
Índice – Para calcular o índice de reclamações, o BC divide o
número de reclamações pelo de clientes e multiplica o resultado por 1.000.000.
Quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. Antes publicado a
cada dois meses, o ranking passou a ser trimestral neste ano.
Fonte: http://spbancarios.com.br/01/2018/pelo-segundo-trimestre-consecutivo-santander-lidera-reclamacoes-ao-bc
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