Sexta (19) é dia nacional de luta em defesa do Banco do Brasil e do funcionalismo
O Sindicato dos Bancários de Brasília realizará ato no Edifício BB, no Setor de Autarquias Norte, nesta sexta (19), a partir das 12h. A ação faz parte do dia nacional de luta contra as reestruturações constantes, pela contratação de bancários e em defesa dos direitos dos trabalhadores e do Banco do Brasil.
O banco público vem sofrendo ataques constes do presidente ilegítimo Michel Temer, que visa ao desmonte da instituição para abrir caminho à sua privatização. A defesa do BB é parte de uma frente ampla do movimento sindical em prol das empresas públicas, que estão na mira privatista do golpista, a exemplo da Caixa e da Eletrobras.
Em 12 meses, o BB cortou 9.900 postos de trabalho. Desses, 658 foram no 1º trimestre de 2017. A redução se deve ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), lançado em novembro de 2016 no âmbito da reestruturação imposta pela gestão Cafarelli, sob ordens do governo Temer. No mesmo período, foram fechadas 551 agências.
Por outro lado, segundo dados do próprio banco, a base de clientes aumentou em 1,354 milhão. No 1º trimestre de 2016 cada bancário de agência atendia em média 439 contas correntes, enquanto que neste ano esse número cresceu para 554 contas correntes por trabalhador, aumento de 115 contas em doze meses.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasília e Sindicato dos Bancários de SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário