quarta-feira, 10 de abril de 2013



Assembleia dos participantes do Banesprev aprova contas com ressalvas

 
Crédito: Dorival Elze - Afubesp
Dorival Elze - AfubespBanespianos rejeitaram custeio do Plano II

Os banespianos novamente mostraram sua força durante assembleia de prestação de contas do Banesprev, ocorrida no último sábado, dia 6, em São Paulo. As caravanas vindas de diversas partes do país ajudaram a encher o salão social do E.C.Banespa. Os presentes escutaram com atenção todos os debates, apesar do som de baixa qualidade e ficaram até o final do evento, retirando-se apenas após a última votação.

A grande maioria, cerca de 90% dos participantes presentes (procuradores), votou pela aprovação das contas da Banesprev, com ressalvas referentes aos planos II, V e pré-75 (Fundão). Foram 2.095 votos neste sentido, contra 210 por rejeitar as contas e apenas sete pela aprovação sem ressalvas.

"Há tempos não víamos uma assembleia massiva como essa com debates intensos sobre as contas do Banesprev", comenta a conselheira deliberativa eleita, Rita Berlofa, que é diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo. "Nossa intervenção foi no sentido de aprovar com ressalvas porque o fato de termos problemas nos planos não quer dizer que as contas estejam incorretas", explica a dirigente.

Plano II

O item referente ao custeio do Plano II foi rejeitado por unanimidade pelos participantes. Além de onerar ainda mais os aposentados, foi proposta redução no custeio dos ativos e da patrocinadora, em um momento em que o plano apresenta um novo déficit de R$ 170 milhões.

"A Afubesp orientou rejeitar, pois os números apresentados não estão claros e, portanto, precisam ser melhor detalhados", explica Paulo Salvador, dirigente da Afubesp. "Na última reunião do Conselho Deliberativo, eu e Rita Berlofa solicitamos uma segunda opinião referente ao estudo atuarial, o que foi negado pelo Santander. Queremos mais transparência nos números para podermos tomar a decisão corretamente", afirmou.

Neste mesmo sentido, os membros eleitos no Comitê Gestor do Plano II, Walter Oliveira, Camilo Fernandes e Vera Marchioni, protocolaram correspondência no Banesprev, pedindo estudo de cenários futuros, a fim de obter uma radiografia do plano que também irá colaborar para uma tomada de decisão com mais segurança.

Ressalvas são fundamentais

O ato de aprovar ressalvas, em cada assembleia de prestação de contas nos últimos anos, possibilitou aos participantes do Plano II o ingresso na Justiça contra o Santander reclamando o não aporte do serviço passado, quando da criação do Banesprev.

O registro de ressalva do serviço passado é uma prática contínua dos representantes eleitos desde a criação do plano, não apenas nas assembleias, mas também em ata nos colegiados (Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva), o que segundo especialista em previdência quebra o argumento de prescrição da reivindicação.

Grande ato no dia 30 de abril

Durante a assembleia, a Afubesp propôs também a realização de um grande ato no próximo dia 30 de abril, às 12 horas, em frente à Torre do Santander, que fica ao lado do Parque do Povo (esquinas das avenidas Juscelino Kubitschek e Nações Unidas).

Todos os presentes aprovaram a atividade e se comprometeram não só em participar, mas também em levar mais pessoas. "Precisamos mostrar para o Santander a nossa força e resgatar nossa mobilização", conclama o novo presidente da Afubesp, Camilo Fernandes.

"Nossa união foi determinante na luta contra a privatização do Banespa, que durou mais de seis anos. Agora é a hora de novamente nos unirmos para fazer um grande ato em defesa de todos os participantes do Banesprev", finaliza.

Campanha em defesa do Banesprev

Além do ato, as entidades sindicais e de representação irão fazer uma grande campanha de mídia, não apenas em São Paulo. Para isso, os colegas devem se organizar, procurando seus sindicatos, as Afubesp regionais ou afabans.

Outra iniciativa importante é o envio de e-mails aos parlamentares - vereadores, deputados estaduais, federais e senadores - solicitando apoio à causa. A ideia é utilizar as tribunas do poder legislativo reivindicando do Santander respeito ao Brasil e aos brasileiros e o pagamento de suas dívidas com os banespianos.

Acompanhe as informações sobre a atividade do dia 30 de abril e as outras iniciativas pelo site da Afubesp.


Fonte: Érika Soares - Afubesp - http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=33939

Nenhum comentário:

Postar um comentário